A UL concede à Samsung Electronics o primeiro certificado UL-BR

A UL (Underwriters Laboratories), líder mundial em ciência da segurança, emitiu recentemente o primeiro certificado UL-BR do mundo para a Samsung Electronics por sua nova TV Ultra HD Curva.

A UL emitiu com sucesso o primeiro certificado UL-BR para produtos de TV para os novos televisores curvos de ultra alta definição (UHD) da Samsung (modelo: UN55H8000AGXZD, UN65HU9000GXZD) em cooperação com a Samsung. A Samsung e a UL trabalharam juntas para garantir a segurança dos produtos aos clientes no mercado brasileiro, país onde não é exigido o certificado de segurança para televisores. O certificado UL-BR foi emitido de acordo com a última versão da IEC60065, a norma internacional para segurança de dispositivos eletrônicos de áudio, vídeo e similares.

Desde que entrou no mercado brasileiro, em 1999, a UL tem participado proativamente no desenvolvimento dos programas de certificação do governo, exigidos para equipamentos de tecnologia de informação. Em 2003, a UL foi credenciada pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), para a realização de diversos programas de certificação de segurança elétrica, e pela ANATEL, para o conjunto total de certificações no âmbito de telecomunicações. A aquisição recente da Testtech Laboratórios, um laboratório de ensaios de eficiência energética e segurança elétrica localizado em Porto Alegre, permite à UL oferecer todos os serviços de ensaio, certificação e acompanhamento de primeira linha em equipamentos de tecnologia da informação, áudio e vídeo, por meio de uma fonte única e confiável.

“Ao ampliarmos as nossas capacidades de ensaios e certificações no Brasil, a UL agora oferece um acesso mais rápido e fácil ao mercado global para seus clientes, especialmente aqueles que desejam expandir sua atuação na América Latina, um dos mercados de varejo em mais rápido crescimento no mundo”, disse Rachna Stegall, Diretora global de engenharia de operações da Divisão de Tecnologia ao Consumidor da UL.

As capacidades da UL no Brasil são amplas, e incluem o fornecimento de ensaios e certificações de segurança elétrica a dezenas de categorias de eletrodomésticos. E, como o país anfitrião dos próximos eventos internacionais, como a Copa de Mundo e os Jogos Olímpicos, o Brasil tem um alto potencial de crescimento no consumo de produtos eletrônicos. Com clientes como a Samsung Electronics, a UL está dando maior ênfase no Brasil a ensaios de equipamentos de áudio e vídeo, além de ajudar a suprir a necessidade de fabricantes de produtos eletrônicos que desejam explorar o mercado latino-americano.