Gás & Óleo

Produtos e acessórios destinados à distribuição de combustíveis (gasolina, álcool e óleo diesel) em postos revendedores, bem como válvulas industriais para distribuição de petróleo e derivados em plantas industriais, de exploração e refino são passíveis de certificação de segurança e proteção ao meio ambiente, ao patrimônio e às pessoas. Este processo visa controlar e mitigar riscos de contaminação do meio ambiente e explosões, incêndios, perdas humanas e danos materiais.

O processo de certificação de produtos e acessórios destinados à distribuição de combustíveis é compulsória e baseada no modelo 5 de certificação, ou seja : é baseado em verificação documental das características do produto, ensaios de tipo e verificações do sistema de qualidade da empresa produtora a fim de garantir que o produto fabricado reproduza as características do produto ensaiado. Há, ainda, o acompanhamento periódico para garantir que as condições técnicas e organizacionais sejam mantidas e que as características do produto mantenham a capacidade de oferecer condições de uso seguro à aplicação pretendida. A periodicidade de acompanhamento depende do produto e é determinada pelos requisitos legais que regem todo processo de certificação.

Válvulas industriais para distribuição de petróleo e derivados em plantas industriais, de exploração e refino são igualmente submetidas ao modelo 5 de certificação, porém com um regulamento legal de caráter voluntário. Ou seja : todo fabricante que pretenda atestar que seus produtos atendam aos requisitos legais de segurança, comprovando ao mercado que tais produtos apresentem uma característica específica de projeto, qualidade e vida útil pretendida, devem fazê-lo com o modelo apresentado pelo regulamento legal.

A identificação dos produtos e acessórios para distribuição de petróleo e de combustíveis que tiveram sua conformidade avaliada é feita através de marcações específicas no produto e ou em sua embalagem. As marcações são específicas para cada perfil de produto certificado e atendem aos requisitos legais pertinentes. Porém, sempre apresentam a identificação órgão regulamentador (INMETRO) e do organismo de certificação de produtos acreditado (como a UL do Brasil).

Os produtos certificáveis pela área de Gás & Óleo da UL do Brasil são : válvulas industriais (gaveta, esfera, globo, retenção e borboleta), válvula esfera flutuante, válvula de segurança de mangueira (breakaway), tubo metálico flexível, válvula anti-transbordamento, câmaras de contenção, dispositivos de descarga selada, tanque aéreo, tanque subterrâneo, conexões em ferro fundido maleável para condução de fluidos e tubulação não metálica para condução de combustíveis. Ou seja : a UL do Brasil é acreditada pelo INMETRO para certificar todos os produtos listados acima.

Cada um destes produtos devem atender às portarias específicas do INMETRO e serem testados por suas normas pertinentes. A correlação entre produtos, portaria e normas é apresentada na tabela abaixo.

ul-do-brasil-tabelas-gas-e-oleo

Como toda norma é passível de revisão, é possível que o processo de certificação não ocorra com as normas na versão vigente. Algumas portarias, como que rege o processo de certificação de tanques subterrâneos, não atrela os ensaios de tipo à versão da norma (ano de publicação) e a norma mais atualizada pode ser utilizada sem que seja feito qualquer análise de compatibilidade de versões.

Para iniciar o processo de certificação, é necessário um contato com a UL do Brasil e a prestação de informações básicas do produto para que seja possível a parametrização do processo e a emissão de uma proposta comercial. Após a emissão e o aceite da proposta, os documentos necessários para início do processo são a documentação técnica do produto (especificações detalhadas, desenhos de projeto, memorial descritivo, quando solicitado pela portaria específica, e documentação de certificação ISO 9000, quando aplicável – certificado e relatório da última auditoria).

De forma geral, após a análise documental são realizadas a coleta de amostras para envio ao laboratório e os testes propriamente dito. Durante a realização dos ensaios, ou logo ao final deles, é agendada a auditoria de fábrica para verificação dos aspectos do sistema de gestão que impactam na repetitividade da construção do produto submetido ao ensaio de tipo. Em condições especiais, quando permitido pela portaria e comprovado pela documentação relacionada à ISO 9000, a auditoria de produto pode não ser conduzida.

Por fim, atestando-se a conformidade da documentação, dos ensaios e dos requisitos de sistema de gestão, é elaborada uma documentação da UL do Brasil e do certificado de conformidade do produto, que é enviado à empresa e informado ao INMETRO para publicação no site.

Informações sobre a legislação de certificação pode ser obtida no site do INMETRO (www.inmetro.gov.br).

Para entrar em contato com um representante UL para Gás e Óleo clique aqui.

Orçamento

Solicite um Orçamento Agora!

Preencha o formulário de orçamento através do nosso site, acesse!

Orçamento